LIFE UNIFESP GUARULHOS

LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES
PARCERIA LIFE - MEMOREF
O projeto MemoRef – Cultura, Memória e Identidade, tem como intuito geral a realização de ações culturais que integrem a comunidade acadêmica e aproximem a Universidade do seu entorno, incorporando à sua constituição a visibilidade dos refugiados dos mais diversos países que compõem São Paulo e, sobretudo, Guarulhos.
O Brasil é o país mais solicitado da América Latina quando o assunto é refúgio de migrantes do mundo todo, categorizado como o país que recebeu mais solicitações de refúgio no ano de 2014. Com base nos dados do Comitê Nacional para os Refugiados – CONARE – existem no Brasil, atualmente, aproximadamente 7,7 mil refugiados vindos de 81 países. Segundo o organismo público responsável por receber os refugiados, São Paulo recebe 36% dos pedidos de refúgio, sendo a cidade brasileira que mais acolhe essas pessoas, com um total de acolhidos 3.809 e média de 3.276 pedidos por ano. De acordo com os dados do CONARE, 23% dos refugiados vêm da Síria, e, com o segundo maior número, seguem os Colombianos e Angolanos.
Tendo em vista a situação atual do país, o MemoRef tem como público alvo a Comunidade acadêmica (docentes, discentes e pesquisadores) das áreas de humanidades e relações internacionais, professores da rede pública, refugiados e interessados, com o intuito de atribuir visibilidade aos refugiados no país. Ademais, o projeto tem como propósito a integração de todas as categorias da Universidade em um projeto social que repercuta positivamente a seu favor e proponha a democratização da língua e cultura àqueles que, de certa forma, estão em situação de omissão social. Estabelecendo como norte para a sua realização, o projeto MemoRef tem três eixos principais:
- Ações culturais: intervenções culturais, exposições, rodas de conversa e cines-debate no campus da EFLCH que promovem a integralização da Universidade entre si e com os alunos refugiados.
- Aulas de Português como língua estrangeira (PLE): Promoção de aulas gratuitas de língua portuguesa para os refugiados, visto que a barreira linguística é a primeira que os migrantes enfrentam e se faz necessário a aquisição da língua portuguesa para que eles possam interagir o entorno.
- Elaboração do Memorial Digital do Refugiado: Que, através da utilização das novas tecnologias, servirá como uma ferramenta intercultural educativa e de pesquisa para diferentes níveis de ensino, que estimulará novas interpretações do mundo contemporâneo por meio das coleções interativas presentes em plataforma digital.
Ao firmar parceria com o projeto MemoRef e ceder o espaço e a infraestrutura semanalmente durante um período de duas horas para a realização das aulas para os refugiados, a equipe compromete-se à:
1. Oferecer monitoria voluntária durante a vigência do MemoRef;
2. Zelar pelo espaço conquistado na parceria;
3. Responsabilizar-se pela segurança do patrimônio do LIFE durantes as aulas e nos
eventos monitorados;
4. Comunicar à coordenadora do LIFE sobre qualquer imprevisto;
5. Garantir o manuseio adequado e cuidadoso dos equipamentos do laboratório;
6. Fazer o agendamento das atividades a serem realizadas no LIFE;
7. Manter atualizada planilhas com dados sobre os eventos: data, tipo, realizador,
responsável e nome dos monitores presentes no evento;
8. Fazer checklist dos equipamentos do LIFE e os do Memoref uma vez por semana;
9. Fazer checklist individual de preparação do laboratório para os eventos;
10. Fazer checklist de todos os materiais presentes no laboratório, antes e depois dos
eventos de terceiros;
11. Fornecer apoio aos usuários durante o evento;
12. Assinar termo de compromisso ao retirar a chave do laboratório com a pessoa
responsável;
13. Devolver a chave ao responsável, logo após o término da atividade no LIFE;
14. Nunca deixar o laboratório durante uma atividade;
15. Nunca deixar a porta do laboratório aberta e desatendida, independente da atividade
em realização e da quantidade de pessoas.
16. Proibir a entrada de bolsas e mochilas, bem como bebidas e alimentos;
17. Garantir, em cada evento, no mínimo dois membros da equipe MemoRef para
monitoria voluntária.
18. Garantir, semanalmente, monitoria voluntária durante dois eventos de duas horas
para atender outros grupos da EFLCH.